Se você suspeita ter depressão, pesquise sobre sintomas, tratamentos e procure um médico psiquiatra capacitado que lhe ajudará com medicação para o seu caso específico.
Depressão não aparece simplesmente quando temos um dia ruim, uma situação de estresse, alguém que faleceu, uma briga com o cônjuge etc. Fatos desanimadores acontecem a todos nós todos os dias, mas ter depressão é diferente.
Uma vez confirmado o diagnóstico da depressão, cuide-se para ter qualidade de vida e não se entregue a essa doença. Depressão é uma doença psíquica e, como todas as outras doenças físicas, precisa de medicação, tratamento e acompanhamento.
Como entender a doença e viver melhor após o diagnóstico
Existem muitas coisas que você pode e deve fazer para viver da melhor forma que puder, mesmo lidando com a depressão.
Há também muitas razões porque as pessoas desenvolvem doenças psíquicas como depressão. Não lhe ajudará ficar se culpando ou lamentando os fatos, apenas cuide de você e ame-se a ponto de saber que há tratamento e você não precisa ficar sofrendo por isso. Procure ajuda profissional, se necessário, como a de um psicoterapeuta que faça o acompanhamento com a medicação. Isso é base para você viver melhor.
Situações que uma pessoa portadora de depressão irá encontrar
Uma vez constatada a doença, algumas situações poderão surgir, como por exemplo:
Pessoas que sabem que você tem depressão e não lhe contam problemas achando que isso lhe colocará mais para baixo.
Pessoas que se afastam, pois se ficarem perto de você pensam que vão "pegar" o "desânimo" e "pessimismo".
Pessoas que lhe dirão que depressão é fruto do pecado, que você deve ter feito algo errado, por isso está depressivo.
Pessoas que acham que depressão é falta do que fazer.
Pessoas que acham que você está fazendo drama para chamar a atenção.
E muitas outras situações de pessoas que não entendem que depressão é uma doença a partir de um desequilíbrio bioquímico e que precisa de tratamento como qualquer outra. Embora a ciência não tenha descoberto a causa exata, pois há vários níveis da mesma, não acoberta o fato de que a própria ciência já avançou e muito na busca de respostas.
Estando ciente de tudo isso, aprenda como lidar com pessoas que não entendem o que é depressão:
1. Não perca a fé em Deus
Entenda que esta é somente mais uma fase difícil da vida e Ele vai lhe ajudar a superar isso. Grandes personalidades como Abraham Lincoln, Winston Churchill e George Albert Smith combateram a depressão. Não endureça seu coração. Entenda que seu Pai Celeste ama você incondicionalmente.
2. Seja discreto
Não fique falando a todos que encontrar que tem depressão. Ninguém fala a todo instante dos problemas de saúde que tem, principalmente a desconhecidos.
3. Eleja em quem confiar
Você saberá em quem confiar quando a pessoa não lhe julga e aceita você da mesma forma. Talvez sejam poucos que entendam ou estejam interessados em aprender o que realmente é depressão.
4. Sorria
Acredite na força de seu sorriso como compaixão pela falta de conhecimento alheio.
5. Acredite em milagres
Aproxime-se de Deus e de tudo que aumenta a sua fé. Este é o momento de criar esperança, de servir e ajudar o próximo, sair de sua zona de conforto e conhecer pessoas que, mesmo apesar de tantas provações na vida, quando se apegam a sua fé e vivem os ensinamentos de Deus, consequentemente são abençoadas com a melhora e mesmo a cura das doenças, inclusive a depressão.
6. Perdoe
Lembre-se de Cristo na cruz, “Pai, perdoa-lhes pois eles não sabem o que fazem”.
7. Tome do cálice
Jeffrey R. Holland, um especialista religioso, disse: “Sempre há esperança. Se esses milagres não acontecerem logo ou plenamente ou aparentemente nunca, lembrem-se do próprio exemplo angustiante do Salvador: se a taça não passar, beba-a e seja forte, confiando que dias melhores virão.”
8. Diminua o ritmo
Isso significa não deixar que a fadiga e situações de estresse lhe tragam novas crises depressivas. Leia o artigo Prevenindo o Estresse.
9. Delegue
A depressão muitas vezes aparece porque exigimos demais de nós mesmos. Leia este artigo sobre perfeccionismo e entenderá um pouco mais que não vale a pena e não precisamos controlar tudo.
10. Seja grato e tenha paciência consigo mesmo
Isso faz parte do amor próprio. Reconheça o quanto já fez de bom para muitos. Você é essencial na vida daqueles que ama e que lhe amam, em especial sua família.
Se sua depressão está lhe trazendo pensamentos suicidas
Fique calmo, tente relaxar e respirar fundo, tenha uma alimentação saudável e por favor, procure ajuda!
Se você é uma dessas pessoas que acham que depressão é bobagem
Pare definitivamente de julgar. Busque conhecimento. Conheça a história de Stephanie assistindo ao vídeo no artigo Como reassumir o controle de sua própria vida. Seja gentil, tenha misericórdia.
Você tem a necessidade quase urgente de buscar entender que depressão é uma doença como qualquer outra e quem a possui precisa de tratamento e de apoio. Desta forma, você poderá ajudar a reconhecer os sintomas, a tratar, e a apoiar quando alguém próximo a você, ou talvez você mesmo, precisar.
Acredite, pior do que ter depressão é lidar com pessoas que não entendem o que você sente, e nem ao menos tentam entender e lhe tratam com desdém. Não seja o cálice amargo na vida de alguém.