Estudos publicados em conjunto com três universidades revelaram que a habilidade que seu cônjuge tem em fazer de você uma pessoa melhor (ou pior) é o que ajuda seu casamento a ter sucesso. Ou seja, você tem que encontrar a pessoa que lhe ajude a ser uma pessoa melhor para ter um casamento feliz.
Os resultados sugerem que nossos parceiros românticos têm a capacidade de mudar nossa percepção de quem somos de 4 formas diferentes:
1. Desenvolvendo atributos positivos na convivência
Se seu cônjuge é uma pessoa otimista e animada, você com o tempo irá incluir essas qualidades na sua própria personalidade e se sentir mais feliz por causa das experiências positivas que estarão compartilhando juntos.
2. Ganhando atributos negativos através dos maus hábitos do outro
A escolha de ficar com alguém que possua maus hábitos ou mesmo vícios pode ser, a princípio, de ajudá-lo. Após, acostuma-se com a situação até que, se não houver força interior suficiente, adquire-se os maus hábitos, e mesmos vícios, da outra pessoa.
3. Perdendo aspectos positivos da sua personalidade
Se você se anula, deixando de lado hobbies e atividades positivas que costumava fazer, boas amizades e até familiares que ajudaram a construir sua identidade, sacrificando-se pelo outro, você corre o risco de perder muito de seu lado bom.
4. Diminuindo aspectos negativos de sua personalidade
Um parceiro romântico que lhe ajuda a vencer maus hábitos, cortar vícios e outros aspectos negativos da sua personalidade, como baixa autoestima e falta de confidência, pode ajudar você a mudar para melhor em muitos aspectos. Ele lhe apoia e quer lhe ver feliz, o que ajuda você a vencer muitos desafios pessoais.
O impacto que seu cônjuge ou namorado tem em como você se vê, afeta também como você se sente na própria relação. Relacionamentos bons entre duas pessoas são aqueles onde os aspectos positivos aumentam e os negativos diminuem para o progresso da vida a dois, o aumento da compaixão e amor indo contrariamente ao egoísmo e à infidelidade. Relações onde se ganham mais atributos negativos e perde-se positivos de sua personalidade, assim como do outro, levam à infidelidade e ao divórcio.
Como saber então como seu relacionamento amoroso tem lhe afetado? Pense nestas questões:
Eu perdi autoestima após meu relacionamento ter começado?
Eu acabei pegando os maus hábitos do outro e isso tem afetado minha saúde física e emocional?
Eu perdi meus amigos e me distanciei de minha família?
Eu tenho pensamentos negativos e depreciativos sobre mim que eu não tinha antes de meu relacionamento?
Se você respondeu "Sim" a somente uma dessas questões, você precisa reavaliar seu relacionamento.