A realidade do mundo onde nossos filhos estão crescendo hoje em dia é bem diferente daquele que nós crescemos. Eu me lembro bem que quando eu era pequena não tínhamos muitas posses, e eu tinha apenas alguns brinquedos que duraram mais de uma década, o que me ensinou a apreciar as coisas materiais que consegui através dos anos depois de muito esforço e trabalho árduo.
Hoje, com lojas aos montes lotadas de brinquedos de todos os tipos e preços, ao ir com uma criança numa loja dessas, a gente sempre acaba comprando alguma coisinha. Aí é que surge a preocupação de estarmos mimando nossos filhos, dando-lhes coisas e mais coisas, e muitas vezes mascarando o que realmente temos de fazer com aquilo tudo.
Algumas dicas para não mimarmos demais nossos filhos:
1. Negocie
Não dê várias coisas sem a criança merecer. É importante fazer a criança entender que ela tem que cumprir as regras para ter o que ela quer.
2. Seja consistente
Nada de deixar passar algumas vezes, pois a criança não aceitará um não quando precisar. Ela precisa entender que não significa não.
3. Não se abale
Alguns pais sentem-se culpados porque não podem dar algo aos filhos, ou sentem-se culpados por poderem dar, mas que precisam esperar a criança merecer primeiro, e acabam perdendo a calma. Estar calmo e não perder o controle emocional é importante.
4. Não se desculpe por aplicar disciplina
Desde que está nas regras, e nas consequências, não se desculpe por algo que eles não têm.
5. Ensine autossuficiência
Desde dicas de sobrevivência como emergência, por exemplo, como cozinhar, como lavar a roupa, fazer a limpeza na casa. Seu papel como pai ou mãe é mostrar à criança o mundo, e elas precisam aprender a serem independentes e a cuidarem de si mesmas.
6. Positividade e boa educação
Todos os momentos com seu filhos são momentos formais ou informais para ensiná-los algo.
7. Dê responsabilidades
Faça um quadro de serviços de casa que eles podem ajudar, a começar pelo próprio quarto.
8. Respeite
Ouça, fale com assertividade, olhe nos olhos e exija o mesmo respeito. Ensine-os a respeitarem todas as pessoas, independente de cor, raça, credo ou condição de vida.
9. Mesada
A melhor forma de ensinar o trabalho e valor das coisas é estabelecer uma rotina de trabalho e recompensação, para que cresçam entendendo o valor das coisas. Comprar brinquedos, ou poupar para comprar algo maior, ajuda-os a saber administrar o dinheiro. É importante porém, não pagar pelo serviço diário e comum que é necessidade do dia a dia, somente pelos trabalhos extras.
10. Reconheça seu trabalho
Reforce e motive a criança a fazer mais para merecer mais, e a ter visão do futuro, aprendendo a economizar e a poupar.
Algo que funciona bem para as crianças não ficarem mimadas e terem consciência de como o mundo funciona é estabelecer um sistema de pontos, por exemplo:
Pontos para bom comportamento.
Pontos por terem feito todos os serviços de casa do dia.
Pontos por tirarem uma nota boa.
Pontos por terem ajudado com algo fora da rotina.
Ao final do mês, os pontos poderão ser convertidos em dinheiro (mesada) e eles poderão aprender o que fazer. Ensiná-los como viver é tirar a chance de serem mimados e entenderem o valor do trabalho.